Publicado por: Lula Moura | 22 novembro 2008

Trilha Glória

Trilha realizada pelo Venture Bikers em Glória do Goitá/PE – em 22/11/2008

Foi em Glória…

Por Lula Moura

TrVB 22112008 001

O ponto de encontro foi em posto BR na PE 50, estrada que a partir da BR 232 PE, nos leva ao município de Glória. Estavam presentes doze pedaleiros em um sábado ensolarado, que abrilhantava ainda mais toda a beleza daquela região. Após o encontro nos dirigimos para a Fazenda da mãe de Dornelas, onde fomos muito bem recebidos, e onde iniciamos os preparativos para a nossa aventura.

Todos prontos iniciamos por um single a partir de um jardim da fazenda. Nas vibradas da bike na descida em meio aquele cheiro de mato e barro, lembrei de como estava sentindo falta daquilo. A alegria da turma era evidente em cada parada para a abertura de porteiras e nas paradas onde o nosso guia, apesar de ter praticamente nascido naquela região, ainda ficava mandando a turma voltar porque no caminho não havia saída.

Bom… Segundo ele era porque “plantaram” uma cerca no local, então vamos acreditar, para não precisar por a culpa na idade, mesmo porque ficou claro para nós que cerca não era problema, olha as fotos ai para comprovar.

TrVB 22112008 005

Partimos por estradões onde tivemos a oportunidade de observar os pontos típicos da região, os habitantes, as residências e o trabalho voltado à coleta da cana de açúcar, o que ressaltava as características da região.

Neste momento o papel do sol em iluminar todo aquele cenário, trazia como ônus um calor extremamente desgastante, como se isto não bastasse para drenar nossa energia, começamos a enfrentar um conjunto de subidas cada vez mais acentuadas. Logo na primeira houve uma sequência de 4 km de inclinação, que segundo informações do GPS, nos levou de uma altitude inicial de 160 metros para 340 metros. Pessoal, subir 180 metros no pedal debaixo de uma “lua” de meio dia, não é refresco.

Nossa sorte foi que logo após havia uma pequena descida, e em seguida uma parada para saborearmos uma bem vinda coca-cola gelada em um bar local.

Neste momento estávamos com pouco mais de 10 km percorridos de um total previsto de 35 km, o que ainda nos deixava com um pouco de disposição era a proposta de chegarmos a um local que oferecia uma boa buchada e uma deliciosa cabidela, e posteriormente um banho de cachoeira. Após alguns minutos de descanso partimos para o nosso objetivo gastronômico e refrescante.

Só que após uma pequena descida tivemos que encarar uma nova subida que nos levou ao ponto mais elevado da trilha, 415 metros de altitude, que em relação ao ponto inicial, 160 metros, nos fez subir no pedal 280 metros. Nesta altura, literalmente, já não havia mais “gás” para conseguirmos alcançar o nosso objetivo gastronômico, e nos contentamos em irmos direto para a cachoeira. Quando fomos avisados que seria apenas uma bica, e para piorar, em uma parada no caminho, ficamos sabendo que a água estava pouca e suja.

TrVB 22112008 018

Diante dos fatos, decidimos voltar ao ponto inicial onde finalizamos a nossa aventura com mais de 25 km percorridos. Em seguida, corremos para uma pequena confraternização regada a galinha de cabidela, fava, feijoada e picanha. Ahhh… A buchada estava em falta…

Mas com todas as faltas, todos os tombos, todos os esforços e todo o calor, o que prevaleceu foi a alegria do grupo, que soube compartilhar unido todo prazer de conviver diretamente com a natureza, fazendo de nosso esporte um grande canal de confraternização, transformando tudo em alegria e festa.

Fica aqui o meu agradecimento a todos pelo excelente sábado que tive a oportunidade de passar.

 

venturebikers@gmail.com

Trilha Glória do Goitá/PE

vb marca original

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: