Publicado por: Lula Moura | 9 dezembro 2008

Aparauá

Trilha realizada pelo Venture Bikers em Ponta de Pedras/PE – em 06/12/2008

Por Lula Moura

Um pedaço de paraíso…

Para a grande maioria dos Ventures, nosso grupo de trilhas de bike, esta seria a primeira trilha realizada na tão comentada reserva ecológica do Aparauá, localizada a 70 Km de Recife, Pernambuco, no distrito de Ponta de Pedras município de Goiana, é um dos poucos espaço destinados a preservação ecológica da região, com infra estrutura completa para todos os tipos de público.

Já conhecedor daquele local, está seria a minha primeira aventura a partir daquele agradável ponto voltado para o turismo ecológico, já que das outras vezes, fui apenas com a intenção de conhecer e aproveitar as belas e aconchegantes instalações, sem incorporar no entanto, o papel de aventureiro.

100_1944

As 9 hrs todos os 18 pedaleiros já estavam prontos para o início da aventura. Apesar da expectativa para desvendar as trilhas da região, aquele ambiente aconchegante com redes, camas a beira do açude, com sombras e um brisa refrescante, associado a um restaurante com opções de dar água na boca, levou o grupo a se perguntar, vamos realmente querer ir para a trilha? :).100_1947

Mas como este era nosso objetivo, decidimos experimentar antes um cadinho  de feijão, e após o remédio para gripe e energizante tomado por nosso amigo Dornelas, um Pitureide com limão, partimos para a aventura.

O nosso guia  foi fornecido pelo próprio Aparauá, o Sr. Luiz, um residente local muito simpático, bom ciclista e grande conhecedor da região.

Além de nos guiar por belos caminhos, fornecia com frequência informações históricas do local, como por exemplo, o ponto onde existia uma fábrica de cal inserida no antigo Engenho Massaranduba do Norte, onde agora só restavam ruínas. A cal era componte importante na composição das massas utlizadas para a contrução de casas no passado, perdendo sua relevância com o surgimento do cimento portland.

100_1964 100_1962

100_1973 Seguimos explorando as belas trilhas entre canaviais, coqueirais, restos de mata atlântica e pequenos vilarejos, presenteados em todos os momentos com paisagens fantásticas. A trilha apesar de leve, tinha o calor típico da época como seu principal fator de desgaste do grupo, fazendo com que os pouco mais de 23 km totais percorridos, fossem literalmente suados. Fizemos a primeira parte até  o vilarejo de São Lourenço, que em seguida nos permitiu o acesso a praia de Carne de Vaca.

100_2008

Lá realizamos uma parada para apreciarmos um, melhor, uns deliciosos caldinhos de marisco em um bar local onde recompomos as energias, principalmente Dornelas, que apelou mais uma vez para o seu energético, Pitureide com diversos tira gostos, e partimos em retorno por um belo coqueiral que nos levou novamente a base de apoio do Aparauá.

Guardamos a nossas bikes e partimos por um pequeno trekking para100_2049 chegarmos a um refrescante banho de bica, que nos deixou mais dispostos a apreciarmos um delicioso almoço, e posteriormente um descanso em meio as redes dispostas sob árvores próximas ao açude principal da reserva.

Sem dúvidas o Aparauá com sua estrutura de apoio, ambientação e suas características naturais, é um lugar ideal para despertar o prazer de convívio com a natureza, e um ótimo local para introduzir novos adeptos à prática de esportes de aventura. Recomendo e  acredito que todos do grupo estarão presentes nas próximas aventuras que certamente serão programadas a partir deste pequeno pedaço de paraíso.

Como sempre, vai de coração os meus agradecimentos a todos os participantes desta aventura, que mais uma vez transformou um simples dia, em uma data inesquecível.

Segue mapa da trilha no Google Maps:

Exibir mapa ampliado

Clique para baixar o arquivo para rodar no Google Earth

Clique para visualizar todas as fotos da aventura.

Lula Moura

Anúncios

Responses

  1. Adorei o lugar, estive em Aparauá com o colégio Visão ha poucos dias e adorei a trilha, com chuva, cheia de aventuras e outros.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: