Publicado por: Caio Gondim | 20 dezembro 2008

Trilha Moreno – Duas Unas

Trilha realizada pelo Venture Bikers em Moreno/PE – em 20/12/2008

Por Fernando Dornelas

TrVB 20122008 018

Última trilha do ano para o nosso grupo e por ser final de ano, muitos não puderam participar em função das festividades e outros compromissos.
Nosso encontro se deu logo cedo, Eu, Genésio, Gominho, Catarina, Josy, Adriana, Livino e Rafael.

Ao chegar a Moreno, ainda de carro, descemos uma ladeira para chegar ao centro da cidade. Quando disse que iríamos iniciar a trilha subindo aquela ladeira nossa amiga Adriana começou a se lamentar, dizendo que era muito alta.

Depois de um pequeno problema nos freios de Genésio, iniciamos nossa aventura às 8h12min. Vamos à temida ladeira que daria acesso aos túneis sob a BR-232. Ao chegar ao final da ladeira, vencida com relativa facilidade pelo grupo, percebemos que às vezes, nós superestimamos ou subestimamos os obstáculos quando feitos de outra forma, ou seja, sem ser nas magrelas.

Do outro lado da BR, depois de uma pequena subida, foi só alegria, uma longa descida com cascalho, um pouco de adrenalina pra animar o grupo,  agora no seu habitat preferido: A natureza!

Seguindo um pouco mais a frente, o início de uma subida forte mais que ao seu final, dava um presente a todos com uma vista privilegiada e de longo alcance de toda a região a nossa volta, maravilha. Logo após esse prazer, a tristeza de ver que a mata nativa que havia na descida do morro a nossa frente, estava completamente desmatada e coberta por cana. Ao descer o morro por estradinha no meio do canavial, tive que procurar uma nova passagem por um riacho até encontrar o caminho que deveríamos seguir do outro lado, tudo bem encontrei um single no meio do mato que dava acesso ao riacho e conseguimos seguir em frente.

Nesse trecho da trilha, que era em sua maioria de cana, nós tivemos muita sorte em relação à temperatura, já que a cana armazena muito calor do Sol e o solo também. Isso é um verdadeiro forno para nós, mas para nossa felicidade, o tempo estava nublado e de vez em quando, chovia um pouco, o que fez a temperatura ficar mais amena e o solo menos quente além de a maior parte da cana já estava cortada, na região.

Depois de subida, descida, single e riachos, chegamos num um pequeno vilarejo, um engenho antigo com casa grande, capela e casas dos trabalhadores. Paramos para bebermos algo e descansar um pouco. O lugarzinho era ventilado e havia uns banquinhos de madeira embaixo das árvores onde Gominho, Josi e Adriana deitaram e pareciam não querer sair mais de TÃO BÃO QUE TAVA A FRESCURA!

Continuamos por estrada até encontrarmos a beira do caminho outra igreja do engenho Cacimbinha datado de 1810. Paramos tiramos algumas fotos e seguimos. Novamente algumas subidas, mais um riacho e depois chegamos ao local que nos dava a visão de parte do lago da barragem de Duas unas. Tomamos um banho gostoso de chuva gelada e refrescante, já que era meio dia e o sol começava a nos incomodar um pouco. Descemos o morro e chegamos novamente a BR-232, onde cruzamos por outro túnel e chegamos ao caldo de cana do outro lado, mais uma parada para hidratar. Depois de algum tempo decidimos sair quando, fura o pneu, trocamos à câmara e seguimos, a partir dali, muda completamente a vegetação que passa a ser de mata, Eucaliptos e pastagens até chegarmos a Moreno por volta das 13h12min.

Valeu pessoal a trilha e mais uma vez o astral desse grupo que não encontra tempo nem obstáculo que tire a tranqüilidade e a alegria, um grupo verdadeiramente VENTURE BIKERS! Espero um ano novo com certeza cheio de aventuras e que esse espírito que nos une continue cada vez mais forte e duradouro, parabéns a nós todos que compartilhamos isso durante esse ano, desejo um FELIZ VENTURE BIKERS A TODOS EM 2009!!!

Valeu trilheiros!

 

Dados Técnicos:

 Hora de saída – 8h12min.
Hora de Término – 13h12min.
Percurso – 21,60Km.
Tempo de pedal – 2h08min.
Velocidade máxima – 41,1 km/h
Velocidade média – 10,1km/h
Tempo total – 5h.

 

Veja aqui todas as fotos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: