Publicado por: Carol | 11 janeiro 2009

Trilha Gaibú – Forte Castelo do Mar

Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco – 10/01/2009

Por Carol Silva

TrVB10012009 028

Casa do Faroleiro (antigo farol)

Para iniciar 2009 com chave de ouro e os dois pedais direitos, nada melhor que uma beeeela trilha. E beleza tivemos de sobra. Fomos para Gaibu, praia do município do Cabo de Santo Agostinho, pertinho do Recife – 40km.  Gaibu vem do tupi e significa “Vale do Olho D’Água”, isso por causa da cor das águas não só daquela praia, como também de Calhetas e Praia de Paraíso, as quais visitamos em nossa pedalada. A previsão era de que saíssemos de Enseada, mas para não estender muito o percurso, Gaibú nos pareceu o local adequado.

Essa foi uma trilha mista, elaborada por Caio e Carol, que se esforçaram em não deixar nenhum ponto histórico de fora do roteiro. Além de história, tivemos terrenos de todos os tipos – afinal começamos no asfalto, seguimos pelas ruas de calçamento de Gaibu, descemos para a praia, pegamos as pedras e ainda entramos na mata – tudo seguido! No meio das formações rochosas, descidas alucinantes, para os mais afoitos, e visuais de tirar o fôlego. 

TrVB10012009 011TrVB10012009 007

A trilha propriamente foi iniciada com uma subida muiiiiito radical, com as bikes no ombro, conquistamos o paredão que fica no final da praia e faz a divisão entre Gaibu e Calhetas. Foi realmente uma subida dura, mas compensadora pela vista lá de cima. A trilha parecia mais visita turística de tantas fotos que tiramos, afinal, eram 4 máquinas para registrar todos os cantinhos encantadores do lugar.

Pegamos a estrada de barro e seguimos para a Vila de Nazaré, onde ficam diversas ruínas do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti. Visitamos as ruínas da Casa do Faroleiro, vimos o Farol, o Mirante, a Pedra do Cogumelo,a Bica da Ferrugem, onde nos refrescamos.

TrVB10012009 014TrVB10012009 030

Após as ruínas fomos para a Praia de Paraíso, que o nome denomina bem o lugar. Paramos no Bar da Garrafa, tiramos mais fotos e após um breve descanso seguimos para a segunda parte da trilha – a Mata do Zumbi. De Paraíso seguimos para o Bar do Doido, local que já era conhecido de alguns que participaram do trekking em 2006 e que teve uma de suas etapas lá. O Bar fica localizado às margens do Rio Pirapama, já quando esse desemboca no mar, mais precisamente, nas águas do porto de Suape. Saindo do Bar do Doido, seguimos para as terras da Mata do Zumbi, em busca da lagoa formada pelas águas do rio.  Subidas bem íngremes, muito calor, descidas técnicas, que só alguns se aventuraram – e registramos “em filme” o resultado dessa aventura. Com uma sede que castigava, pois estava realmente muito quente, os meninos resolveram o problema tirando coco do pé. A água apesar de morna estava bem doce e matou nossa sede. Depois disso ainda degustamos algumas mangas recém caídas do pé, na parada.

Descansamos um pouco embaixo da mangueira e seguimos para o nosso objetivo: o lago formado pelas águas do Rio Pirapama. Após uma subida beeem inclinada, chegamos ao lago. Por conta dos troncos de árvore caídos dentro d’água, a cor não é muito convidativa e parte do grupo ficou de fora. Os corajosos – Dornelas, Sérgio, Vaga-lume, Malagueta e Leo, brincaram muito, mas na saída Leo sentiu coceiras, talvez devido a quantidade de microorganismos que as plantas submersas soltam. Vaga-lume ainda teve uma experiência nada agradável com uma formiga que se instalou no seu capacete e não gostou quando ele o pôs de volta na cabeça. Ganhou uma picada, logo tratada por nossa “enfermeira” de plantão – Miriam.

TrVB10012009 040TrVB10012009 045

Todos salvos, seguimos para finalizar a trilha, que na opinião geral foi perfeita. 34km de muita diversão, alegria, alguns tombos, mas nenhum ferimento. Que venha agora Tapacurá. A Leo, nossas boas vindas e parabéns por concluir a trilha como um veterano – querendo mais!

Grande abraço a todos que participaram e sábado que vem nos encontramos em Tapacurá!!

Todas as fotos
Anúncios

Responses

  1. Trilha maravilhosa, quem foi sabe , e quem não foi…PERDEU!

  2. As fotos estão lindas, em breve estarei de volta…

  3. Foi muito boa a trilha; e que trilha. E o Venture Bikers é um grupo maravilhoso.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: