Publicado por: Caio Gondim | 24 fevereiro 2009

Bicicletada 27/02/2009

Por Caio Gondim

Hoje foi veiculada na Record, no programa Hoje em Dia, uma extensa matéria sobre ciclismo urbano, prática do ciclismo, acidentes e etc. Um ciclista que representava uma entidade de vulto, foi incumbido de conduzir uma repórter do programa pelas ruas da capital paulista e para minha surpresa, o “experiente” ciclista, em rede nacional, orientou a repórter a manter-se no MEIO da pista, fazendo a novata passar por diversos “sustos” e aparecer em cenas até constrangedoras, tamanhas eram as “buzinadas” que recebia. Não era pra menos…

Íntegra do artigo 58 da Lei 9.503 de 23/09/97.
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclo faixa, ou acostamento (7), ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Diante do SUFOCO por que a repórter passava, o “orientador” se saiu com uma explicação surpreendente: “Vida de ciclista é assim mesmo”…
Não, definitivamente não é. Ante a falta de iniciativa governamental em campanhas de orientação para motoristas e ciclistas, resta a nós, a parte mais “frágil” zelarmos por nossa segurança, seguindo corretamente o que diz a Lei e ABUSANDO do bom senso, mesmo quando houver salvaguardas a nosso favor.

Não houve orientação de se procurar um caminho alternativo, uma rua paralela, utilização de retrovisor, sinalização das intenções e muito menos do que diz a Lei, nossos direitos e deveres.

Como pretendemos participar do Bicicletada nesta sexta-feira, vamos esperar que por aqui a orientação seja a adequada e o passeio seja um sucesso em segurança e tranqüilidade.

Até lá!

Estamos divulgando o cartaz da Bicicletada em Recife/PE do mês de Fevereiro.

Bicicletada fev

 

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: