Publicado por: Caio Gondim | 16 março 2009

Trilha dos Holandeses – Pontezinha – Pedra do Xaréu

Por Caio Gondim

Essa trilha foi diferente das anteriores, primeiro porque contamos com a presença inesperada de Alexandra Queiroz. Depois de meses de espera, quase tínhamos desistido mas ela ligou, confirmou e apareceu… Quem diria? Aliás, foram duas surpresas, além de dar o ar da graça, saiu-se muitíssimo bem em todo o trajeto, encarou subidas e descidas com desenvoltura de “profissional”, o que nos deixou numa felicidade só. Por falar em felicidade, nosso abraço ao seu irmão que fez aniversário justamente neste sábado e não pode estar conosco por motivos profissionais. Fábio, parabéns em nome de todos do grupo.

DSC07845 3072x2304 800x600DSC07847 3072x2304 800x600

Também tivemos, pela primeira vez, a companhia do pessoal do APS, na pessoa da Roberta, que de pronto tornou-se a fotógrafa oficial da trilha e Toledo, velho companheiro de pedaladas e figura muito querida por todos do meio. Do Gallus estiveram presentes Rogério Leite, num bom humor que contagiava a todos e sua querida Helena. Do Ciclo Adventure estiveram Adriana, Anderson e Rodrigo (com a GT mais bonita que já vi) e do Tropa de Elite Bikers compareceram Flávio e Rômulo. Agradecemos ainda a presença do Luiz e seu transbike “indoor” e da Patrícia, também participando de um evento nosso pela primeira vez. Os amigos que sempre estão conosco já dispensam citação, exceto Dom Falcone, que está se saindo muito bem na retaguarda, concedendo uma bela “folga” a este que vos escreve. Valeu Serjão…

DSC07866 3072x2304 800x600DSC07869 3072x2304 800x600

Como já é do conhecimento de muitos, procuramos organizar nossas trilhas com certa antecedência, em reuniões internas do Venture, definindo nossa agenda para que os amigos possam se planejar previamente e a Trilha dos Holandeses foi proposta porque não pedalávamos por aqueles lados há muito tempo. Como temos espírito irrequieto e sabedores de algumas mudanças que estão ocorrendo na área, resolvemos fazê-la até para conferir como andam as coisas e não gostamos de tudo o que vimos…

DSC07878 3072x2304 800x600DSC07891 3072x2304 800x600

Saímos de Pontezinha e entramos no loteamento que dá acesso ao pontilhão da linha férrea sobre o rio Pirapama e apesar do mesmo ter avançado bastante, não se percebeu grande mudança na área em relação à natureza, pelo contrário, ocupações às margens do rio as quais pensávamos já deveriam ter se multiplicado, aumentando ainda mais a poluição, haviam desaparecido. Nada de novidades também na Estrada Velha de Barreiros, conhecida por muitos como “Picadinho”. A verdade é que existe um macro projeto chamado Via Metropolitana Sul com cinco trechos distintos e um deles pode simplesmente “engolir” a velha estrada, visando facilitar o acesso ao Porto de Suape e todo os empreendimentos que ora se instalam nas redondezas. Não sabemos nem se na próxima trilha ela estará lá… Por outro lado, single tracks viraram estradas e grandes áreas de mata fechada simplesmente desapareceram, dando lugar a grandes clareiras. Mesmo dentro da Reserva Ecológica Camaçari, encontramos mudanças significativas, embora ainda se tenha muito verde.

DSC07902 3072x2304 800x600DSC07920 3072x2304 800x600

Aproveitamos uma pequena parada para lembrar certos conceitos que o Venture Bikers adota em seus passeios e um deles é este, o de deixarmos tudo exatamente do jeito em que encontramos, idéia compartilhada por todos os presentes. Fizemos a nossa parte! Por onde passamos, só ficou o rastro de nossos pneus e só levamos as imagens em nossas câmeras e as lembranças das brincadeiras que eram uma constante, a começar pela passagem do trem poucos segundos antes de nossa travessia, pregando susto em todos e por Adriana Melo, bancando a Penélope Charmosa presa à linha do trem pelo Dick Vigarista, refazendo uma cena da antológica série de desenho animado dos estúdios Hanna Barbera – Wacky Races – aqui com o nome de Corrida Maluca e que estreou no final da década de 60, baseado nos longas Corrida do Século (The Great Race, de Blake Edwards) e Esses Homens Maravilhosos com Suas Máquinas Voadoras (Those Magnificent Men in Their Flying Machines), de Ken Annakin. Bons tempos, heim?

DSC07925 3072x2304 800x600DSC07934 3072x2304 800x600

Antes da parada em Pedra de Xaréu, estivemos no Bar do Lidinho para uma refrescada prévia, afinal o dia estava muito quente e os “novatos” bem que mereciam. Fomos muito bem recebidos pelo proprietário e as meninas, quase todas, tiveram direito a banho de perfume. Isso mesmo: Banho de perfume… Foi muito divertido, cada uma que entrava lá, saía da casa mais perfumada que a outra e a última delas saiu-se como a mais perfumada de todas, Moniquinha. Por pouco não deu até em casamento – risos.

DSC07928 3072x2304 800x600DSC07932 3072x2304 800x600

Na parada oficial, com direito a banho de mar para quem quis, refrigerantes, caldinhos de frutos do mar e macaxeira frita, a diversão foi grande. Num grupo com essa média de idade, não poderia dar noutra que não em um grande bate-papo e de ótimo nível. As meninas não se fizeram de rogadas e foram “aliviar” o perfume com uma chuveirada, para felicidade geral da nação…

DSC07977 3072x2304 800x600DSC07999 3072x2304 800x600

Por toda a trilha os problemas mecânicos se resumiram a duas correntes quebradas, a primeira da bike de Catarina, onde “quase” deixamos Roberta falar sobre os passeios do APS e a segunda da bike do José Alves, ambas prontamente restabelecidas pelos mecânicos de plantão e foi só. É oportuno lembrar que itens móveis do sistema de tração como corrente, cassete e coroas devem ser acompanhados constantemente, verificando-se folgas e mantendo a lubrificação em dia. Caso não saiba o momento de trocar um desses itens, não pense duas vezes, leve sua bicicleta ao seu mecânico de confiança, mas jamais faça uma trilha sem passar por uma revisão.

DSC08012 3072x2304 800x600DSC08043 3072x2304 800x600

No mais, fizeram falta alguns Ventures como o pernamineiro Zé Mauro, Léo e Rômulo (da dupla sertaneja Extreme) e nossa secretária executiva Carol, Lula (nosso guia editorial) e Rebeca, Eli, Marlene e Anginha, além dos que estão longe como o “abaianado” Vaga-Lume e o “piauinado” Gominho, figuras que muito honram a história do Venture Bikers. Todos deixam saudades…

DSC08066 3072x2304 800x600DSC08109 3072x2304 800x600

É isso aí pessoal, a idéia do grupo é a de estar sempre proporcionando aos amigos e visitantes conhecer um pouco mais do nosso estado, apreciando suas riquezas naturais e históricas, tudo com muita diversão, muita brincadeira e interação, sem com isso deixarmos de estar atentos às mudanças que estão ocorrendo, sejam positivas ou negativas. Para nós trilheiros, amantes do cheiro de mato, da lama, dos sons e sombras de nossas matas, resta apenas torcer para que esse patrimônio que ainda temos ao nosso dispor se conserve por muitos anos…

DSC08131 3072x2304 800x600DSC08136 2048x1536 800x600

Para todos os novatos, sejam sempre muito bem-vindos, agora, com os demais, já fazem parte do grupo… Até a próxima!