Publicado por: Caio Gondim | 22 março 2009

Trilha Espinhaço da Gata

Por Caio Gondim

DSC08496 (Medium)

O convite de Anderson para fazermos a Trilha Espinhaço da Gata surgiu na semana em que tínhamos agendado a Trilha dos Holandeses, ocasião onde lembramos que a nossa agenda é definida e divulgada previamente. Sendo assim, Anderson adiou para essa semana a Trilha Espinhaço da Gata, permitindo que os Ventures pudessem participar da mesma e ainda prestigiou nosso trabalho naquela semana com sua presença.

DSC08170 (Medium)DSC08174 (Medium)

DSC08180 (Medium)

Ainda sobre o convite, com seu aguçado senso de responsabilidade, nosso “anfitrião” fez questão de esclarecer que essa trilha não era para iniciantes. E não é mesmo… haja preparo e disposição. Resolvemos divulgar o convite ratificando as dificuldades e para nossa satisfação, a turminha não se fez de rogada, as confirmações foram sendo feitas e para nossa surpresa, o Clube da Luluzinha compareceu em peso: Carol, Catarina, Josi, Monica e Geise.

DSC08182 (Medium)DSC08193 (Medium)

DSC08244 (Medium)

Iniciamos a trilha cortando a cidade, passamos em frente à antiga estação do trem, inaugurada nos idos de 1886 com o nome de Francisco Glicério e mais tarde adotando o nome de Pombos – de São João dos Pombos – e adentramos nas vicinais. Foram muitas as fazendas, os açudes e sempre a sensação de subida… Não demorou muito e tivemos o primeiro pneu baixo, da bike de Rodrigo. Ainda bem que havia sombra por perto. Enquanto era feito o reparo, “Acampamos” em frente à centenária capela de N. S. de Lourdes para nos hidratar (e o Clube da Luluzinha num “conversê” daqueles…).

DSC08279 (Medium)DSC08267 (Medium)

DSC08274 (Medium)

Com a educação que lhe é peculiar, Anderson abriu a possibilidade de se reduzir o trajeto, visando poupar os mais cansados, aquele calor sobre as meninas preocupava a todos… Menos ao clube… Ninguém correu da parada, as meninas optaram pelo trajeto mais longo. Monica que o diga, quando paramos para tomar um delicioso suco de graviola ela seguiu em frente, sozinha… Isso é que é disposição não é Monica?

DSC08255 (Medium)DSC08246 (Medium)

DSC08326 (Medium)

Falando em parada, quando chegamos a aproximadamente um terço do trajeto, estávamos em frente à casa do Sr. Ramos, o qual nos ofereceu o mais delicioso suco de frutas que já provei. Aproveitamos para descansar e saber um pouco mais daquelas histórias pitorescas que só encontramos no interior, incluindo sobre o fogão à lenha construído por sua esposa, onde se cozinha a melhor feijoada da região. A coisa estava tão boa que só depois nos demos conta que Josi tinha sumido e ao procurá-la a encontramos em cima do pé de siriguela, relembrando seus tempos de menina sapeca.

DSC08285 (Medium)DSC08297 (Medium)

DSC08339 (Medium)

Com pesar deixamos aquele “Oasis” de sorvete, sucos e frutas e seguimos em direção à Ponte Cascavel, por onde passava o Trem do Forró. Quem não conhecia ficou maravilhado com a vista que se tem do alto dos seus quase 50 metros de altura. Antes de chegar lá, passamos ainda pelo trecho onde ocorreram os desmoronamentos de rocha sobre a linha férrea, até mesmo isso impressionou muita gente.

DSC08222 (Medium)DSC08200 (Medium)

DSC08379 (Medium)

Quando saímos da ponte, iniciamos mais uma subida bastante forte, cruzando porteiras, em direção à Gravatá. No meio delas, fomos brindados com baldes de uma deliciosa água fria para refrescar a cabeça. Não sei o que seria de nós sem eles… Ainda “brincamos” um bocado com os filhotes de Joli, num ótimo momento de descontração.

DSC08372 (Medium)DSC08360 (Medium)

DSC08383 (Medium)

Chegamos a Gravatá e fomos direto pro Rei das Coxinhas. Era preciso nos refazermos para descer parte das Russas e voltar a encarar mais 200 metros de subida. Certamente valeu a pena cada metro, a recompensa veio em forma de visuais belíssimas a que tivemos direito e a satisfação foi geral. Mais uma trilha nota 10!

DSC08498 (Medium)DSC08520 (Medium)

DSC08538 (Medium)

Aproveitamos para agradecer ao Anderson França por toda a paciência e carinho, além de expressar nosso contentamento com essa parceria. Valeu!

Espinhaço da Gata - GPS

Não esqueçam que na próxima semana teremos a Trilha de Cuieiras em Igarassu, será a nossa quarta trilha no mês de março…

 

Todas as fotos da Trilha Espinhaço da Gata

 

 Para ver as fotos do Anderson, clique AQUI

Apoio

vb marca original

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: