Publicado por: Caio Gondim | 31 março 2009

Trilha Cuieiras – Rota do Mirante

Por Carol Silva

IMG 0204

Esse domingo, atendendo a pedidos, pois muitos tem compromisso no sábado e não podem curtir nossas trilhas e cumprindo nosso objetivo de preparação para a cicloviagem João Pessoa/Natal (dos prováveis 10 cicloviajantes, 08 estiveram presentes) justificando ainda mais a “pegada” divulgada, fizemos a trilha de Cuieiras (próxima ao distrito de Nova Cruz). Alguns Venture já haviam feito a trilha anteriormente, mas com o nosso Guia, sempre tem novidades. Então, lá fomos nós, 16 intrépidos ciclistas, num sol de rachar, por subidas desafiadoras!

IMG 0203IMG 0206

A trilha começou pontualmente às 08h30min, mas o sol mais parecia de meio-dia. Realmente, os dias têm sido bem quentes! O início normalmente é tranqüilo, ainda estamos dispostos, com boas reservas de água… Contudo, depois de algumas subidas, muito calor e muitas risadas, a coisa realmente “pegou”, como era a proposta.

IMG 0212

Condicionamento é tudo, e a turma mostrou a que veio. Até mesmo nossos amigos Patrícia e Zé Alves, que não eram (porque agora são!) freqüentadores assíduos das nossas trilhas, agüentaram com louvor todos os desafios impostos pelo nosso guia.

IMG 0207IMG 0208

As maiores motivações eram o prometido banho de bica, lá no Zumbi Safari (que para desapontamento pessoal meu, está desativado) e um delicioso sururu ao alho e óleo, que D. Luiza nos oferece cada vez que chegamos lá.

IMG 0218IMG 0219

Antes disso, teve muita azeitona preta, “roubada” diretamente do pé, acerolas, mangas, cajus. Um verdadeiro passeio gastronômico. Em duas paradas ainda aproveitamos da receptividade dos moradores locais e tomamos banhos refrescantes e revigorantes! Deu tempo até para umas partidas de dominó na parada! Com a vitória, arrasadora, de “buchuda” da dupla Rômulo-José Alves sobre Dornelas-Catarina. Quanto às quedas, foram cinematográficas: Zé Alves nos brindou com uma capotagem espetacular e Rômulo se estatelou numa descida bem íngreme, onde só Dornelas zerou!! Em trilhas, quedas são inevitáveis, mas passado o susto, viram motivo de muitas risadas e felizmente dessa vez não foi diferente…

IMG 0336

Já no quesito quebra, a coisa foi um pouco mais séria e quase que Sérgio Falcone “desmonta” a bike de Zé Alves para soltar a corrente que ficou presa entre o eixo e o pedivela. Mas, nosso super-guia (altamente versátil) atendeu aos pedidos de socorro e a dupla deu jeito. O que nos lembra a reforçar a orientação para que todos, sem exceções, façam manutenção periódica em seus equipamentos, pois só assim podemos aproveitar ao máximo o que eles podem nos proporcionar e desfrutar integralmente dos passeios.

IMG 0224IMG 0234

Já no final da trilha, nossos amigos Diógenes, Anderson, Cleber e Toninho resolveram retornar diretamente para a casa de D. Luiza. Os 3 primeiros porque estavam com ingressos para o jogo Náutico x Santa Cruz e Toni porque tinha outro compromisso.

IMG 0247

Aos que ficaram, foram brindados com um momento ímpar. Toda força das águas da bica do Zumbi Safari, exclusivamente para nós! Relaxamos, nos refrescamos, quase não saímos mais de lá, mas a idéia de um almoço, pronto, delicioso, esperando apenas por nós, foi estímulo suficiente para terminarmos o trajeto. Às 16h chegamos ao ponto final. Na chegada, aguardavam-nos Saulo, um belo sururu, ostras ao alho e óleo e uma galinha cabidela que os meninos se deliciaram! Agora ficou a cobrança para cada trilha ter um final desse tipo, haja criatividade.

IMG 0283IMG 0332

No mais, é pedalar essa semana e a próxima, para estarmos bem condicionados para a viagem, lembrando que as trilhas com o Venture Bikers retornam com Itamaracá, no sábado, 25/04.