Publicado por: Caio Gondim | 9 maio 2009

Trilha das Cachoeiras de Bonito

 Por Caio Gondim

DSC05506 (Medium)

Poucas vezes aproveitamos tanto, nos divertimos tanto numa trilha como nesta em Bonito. As belezas do lugar encantaram a todos e a idéia geral é a de que precisamos repetir, o quanto antes.

DSC05278 (Medium)

Na verdade, pensamos mesmo numa trilha para “relaxar”, que não demandasse grande esforço físico e fomos para um dos pontos mais altos da região, restando apenas descer… E haja descida… Cada uma pedindo mais velocidade que a outra, o terreno molhado, barro e cascalho, pedras, exigindo muitas vezes uma boa dose de técnica e coragem, disparando a adrenalina de muitos… Muito legal… 

Trilha em Bonito023

A princípio, os carros foram deixados em segurança no sombreado estacionamento do Camping do Mágico, voltando apenas um veículo para a parte alta, trazendo todos os motoristas, pois a idéia era que todos chegassem já com os carros lá embaixo, sem a necessidade de ninguém subir pedalando e assim foi feito.

DSC05382 (Medium)DSC05329 (Medium)

Lamentamos, como sempre, a ausência das figurinhas que bem sabemos aproveitariam muito essa trilha, mas ficamos muito felizes com a presença de outras, como Patrícia, já devidamente incorporada ao grupo, o Cláudio e a Paula, que encontramos na Jaqueira sem achar o seu grupo e que de pronto topou nos acompanhar nessa aventura conhecendo apenas o Anderson. Ao que parece, ela também não se arrependeu em nada… De saída, uma coisa estranha: Do outro lado da pista, uma bicicleta solitária aguardava o dono: Dornelas queria começar a trilha sem sua bicicleta… Deve ser coisa da idade, só pode ser…

Trilha em Bonito046

Logo cedo, os Venture Bikers foram chegando à praça Souto Filho, um a um. Pensamos que poucos marcariam presença, até porque só detalhamos o convite já no meio da semana e muitos amigos trilheiros, isso já era do nosso conhecimento, estavam compromissados com trabalhos, cursos e outros afazeres menos prazerosos, digamos assim (risos). Mas, quando nos demos conta, já éramos dezesseis, um número bem razoável para o curto espaço de tempo desde a divulgação.

Trilha em Bonito070Trilha em Bonito042

Pegamos a estrada em direção a Bonito, terra da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, dos bacamarteiros e por suas cachoeiras de variados tamanhos, eleita uma das Sete Maravilhas de Pernambuco, assim como Fernando de Noronha e o Vale do Catimbau, onde logo faremos trilha também. A viagem foi tranqüila, mas volta e meia uma pequena chuva nos alcançava e logo pensamos: Lá vem a lama! Basicamente, São Pedro ficou apenas na ameaça, a trilha foi muito tranqüila nesse sentido e o tempo que ora abria, ora fechava, deixou um clima bem ameno. A umidade que atingiu o solo, tornando por vezes até escorregadio, trouxe uma emoção a mais para os mais atrevidos nas descidas e era a pedida do dia: Adrenalina!

Carol Paty

Muitas descida, muita mesmo e com o verde nos cercando a todo o tempo, trechos e mais trechos com o som das corredeiras ao fundo, fruteiras por toda a parte e um grupo de ciclistas animados e sintonizados com o bom humor, deram ao sábado um tom de perfeição, ratificado com a alegria sentida por todos ao chegarmos na cachoeira Barra Azul, foi bom demais!

DSC05343 (Medium)

Segundo Patrícia, nossa assessora para assuntos do campo, essa seria a melhor cachoeira para banho e assim, o grupo decidiu conferir a belíssima queda d água localizada no assentamento de mesmo nome, que é formado por 68 famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em uma área de 820,93 ha. Este possui grande área plantada com culturas de inhame, banana, macaxeira, hortaliças e frutas que são comercializadas nas feiras públicas do município de Bonito e no próprio assentamento.

Trilha em Bonito069Trilha em Bonito072

“Os assentados (as) que ali residem se organizaram há mais de 15 anos, em um processo de luta característico no contexto da reforma agrária no Brasil e em Pernambuco, para obterem o acesso à terra. São moradores do antigo Engenho Barra Azul, que articulados politicamente com o sindicato de trabalhadores (as)s rurais de Bonito e gestores públicos comprometidos com a reforma agrária, conseguiram garantir a criação do projeto de assentamento Barra Azul através da desapropriação do imóvel pelo INCRA em 1994.

DSC05494

Identifica-se logo ao chegar a Barra Azul, que a vida dos agricultores mudou bastante nos últimos anos se comparada ao antigo trabalho na monocultura da cana-de-açúcar. Frutas, legumes, raízes são abundantes, demonstrando que a intervenção do governo de forma adequada pode dar um salto de qualidade de vida imensurável às pessoas que trabalhavam em condições precárias, contribuindo para perpetuação da concentração de renda e manutenção da monocultura em Pernambuco.

DSC05510DSC05496

Devido aos atrativos naturais, como as cachoeiras Barra Azul e a do Encanto e a área de mata atlântica, o projeto de assentamento recebe vários visitantes/amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. Vale a pena passar o dia em Barra Azul conhecendo o modo de vida dos agricultores (as). O assentamento faz parte do Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, e também do roteiro das Caminhadas na Natureza que acontece anualmente no mês de outubro”, resume Patrícia.

Trilha em Bonito087

De volta ao Camping do Mágico, uma excelente área de lazer, onde todos tiveram direito a um banho igualmente reparador, com direito até a lavagem das bikes, degustamos um excelente almoço, com preço bastante em conta , onde devemos destacar a excelente hospitalidade e atendimento. Lá encontramos ainda os trilheiros de moto, incluindo nosso amigo Pepa, do Relaxe, Faça Trilha, com sua família.

Trilha em Bonito078Trilha em Bonito103

Foi muito bom demais. Acreditamos até que ninguém imaginou que o sábado reservasse tantas alegrias e tanto divertimento e antes mesmo desta resenha ficar pronta, muitos já ligassem solicitando a inclusão de Bonito o quanto antes em nossa agenda novamente…

DSC05436 (Medium)

Ainda temos Gurjaú, Catimbau e uma surpresinha que estamos guardando com muito carinho para que todos os Ventures.

No mais, uma grande abraço a todo aquele que de alguma maneira contribuiu para mais um prazeroso fim de semana do Venture Bikers. Valeu!

DSC05472 (Medium)

Todas as fotos da trilha Cachoeiras de Bonito

 

 

 

 

vb marca original

Anúncios

Responses

  1. […] Vejam mais sobre a trilha de Bonito AQUI […]


Categorias

%d blogueiros gostam disto: