Publicado por: Caio Gondim | 24 maio 2009

Trilha Lagos de Gurjaú – 24/05/2009

Por Caio Gondim

DSC05669

A princípio, pensamos em abortar a trilha em função do manifesto Por um Ciclismo Melhor, organizado pelos amigos de José de Castro, falecido recentemente num trágico acidente nos Montes Guararapes enquanto treinava. Como só ficamos sabendo através do Blog do APS e “em cima da hora”, seguimos a programação, depois de conversarmos com o Arnaldo Fernandes, um dos organizadores do movimento e prestarmos a nossa solidariedade, no que ele foi bastante compreensivo e inclusive agradeceu o nosso contato.

TrVB 24052009 002TrVB 24052009 003

As chuvas dominaram por toda a semana e já prenunciavam uma trilha mais pesada que o normal, isso geralmente afasta os trilheiros de “ocasião” e se o dia começar ameaçando chover, aí sim, a conhecida preguiça toma conta e muitos desistem mesmo. Contudo, parece que 22 pedaleiros esqueceram esta “regra” e se fizeram presentes mesmo num domingo de chuva, frio e com a certeza de encontrar muita lama pelo caminho, aliás, como já foi dito, trilheiro que se preza não tem medo de lama mesmo… Certo Guilherme?

DSC05680

Para animar a turma, Zé Mauro veio com seu Yellow Bus e foi uma diversão a parte para as meninas que fizeram questão de ir e voltar no Expresso Pau de Arara (nome de batismo que recebeu ao desembarcar no Brasil) e o acharam bem confortável. Na próxima, haverá revezamento dos ocupantes, já estão avisadas!(Risos).

DSC05553DSC05580

Saímos em comboio até a Usina Bom Jesus, no Cabo de Santo Agostinho, parando em Pontezinha para encontrar Malagueta e o pseudo-baiano Fernando Benevides, mais conhecido por Vaga Lume. Na usina já estavam Diego e Cládio, que foram pedalando desde Candeias e haja canela…

DSC05611

Já na saída, a passagem ao lado da usina era um lamaçal daqueles, contornado por todos com certa habilidade e para a surpresa de todos os que já estavam acostumados com a trilha, nosso guia Dornelas inovou, diminuindo a quantidade de estradão e nos mergulhando no meio do mato propriamente dito, onde passamos por single tracks muito, muito legais, cruzando riachos, passando por moradas isoladas com pequenas culturas de subsistência no entorno (Patrícia! Lembramos de você), ao lado de taludes altos, corredeiras e por muita lama, termo redundante aqui.

DSC05612DSC05648

Saindo dos canaviais, adentramos na região dos lagos de Gurjaú e logo encontramos o amigo Antônio e seu cão Preto, figura carismática que conhecemos de outros tempos e mora por ali, no meio da mata, há 28 anos e nos passou um pouco da situação dos caminhos, reforçando a idéia de que a trilha não seria mesmo tão leve. Bem, pesada ela não foi, mas exigiu mais que o habitual dos ciclistas e dos equipamentos, até mesmo a bike do guia findou avariada, mas nada que estragasse a brincadeira.

TrVB 24052009 024

Chegamos ao Bar do Lajedo ou Bar da Pedra, onde pudemos lavar as bikes numa bica e tirar a lama que parecia grudar no metal como cola. O banho também era uma excelente pedida e, ao contrário do que muitos pensavam, a água não estava gelada… Depois do banho, foi servida uma macaxeira com galinha guisada e todos aproveitaram para se reidratar, mas pelo vício, pois a sede mesmo não incomodava a ninguém.

TrVB 24052009 004TrVB 24052009 005

Na volta, a única quebra grave, o cassete da bike de Alexandra, tornando impossível a pedalada. Combinou-se do grupo seguir e alguns ficarem aguardado ali o “resgate”, mas conseguimos um paliativo que permitiu alcançar o grupo na cachoeira próxima à ponte, onde o volume d’ água proporcionado pelas chuvas dos últimos dias ofereceu uma grande festa.

TrVB 24052009 CH

Por segurança, Dornelas seguiu para buscar o carro e nos encontrou no meio do caminho, levando consigo as bikes avariadas e acompanhando o restante do grupo até o retorno a usina. Para ninguém voltar pra casa no mais puro barro, por R$ 1,00, tivemos direito a um banho de água limpíssima, além de Coca-Cola geladinha e salgados que Chicão trouxe.

TrVB 24052009 006TrVB 24052009 007

Valeu galera, pela disposição, pelas brincadeiras de sempre, por fazerem do Venture Bikers o que ele é: A cara de todos nós!

TrVB 24052009 009

Um grande abraço a todos!

Veja todas as fotos AQUI!

vb_marca_original

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: