Publicado por: Caio Gondim | 12 setembro 2010

Passeio Urbano Recife-Gaibu

Ponte

Domingo de manhã com cara de chuva. Pensamos que ninguém ia aparecer.. mas os aficcionados por bike são assim mesmo, faça chuva ou sol, lá estão eles. Apesar do grupo pequeno, 06 pessoas – Carol, Alexandra, Josy, Carlos Veloso, Renato e Elias, a disposição e empolgação estavam presentes. Então às 06:30h pontualmente (milagre!), saímos da Praça Souto Filho para o nosso destino – a Praia de Enseada dos Corais.

A parte complicada do passeio é a saída por Piedade/Candeias. O trecho urbano naquela área está bastante desgastado, e apesar do serviço de recapagem, não se torna atraente. Porém, como era muito cedo, afinal, saímos no horário.. não havia um trânsito que tornasse uma “aventura”. E, a partir das 3 faixas de Candeias, tudo se tornou perfeito.

O barato do passeio seria curtir a nova ponte de acesso no Paiva. O local está lindoooo, limpo, organizado, com uma ciclovia separada da pista de carros e da de pedestres. Além do visual, que é de tirar o folego. A pessoa até esquece que tá no nordeste!!! O clima ajudou bastante, não choveu, e o sol ficou encoberto, com um ventinho leve que não deixou o calor nos abater de forma alguma. Ficamos preocupados que na volta iríamos ter um vento contra… mas nos enganamos, foi perfeito tanto na ida quanto na volta!

O grande desafio é uma subida que tem na ida, logo após a Praia de Xaréu. Mas utilizando um pouco de “manha”, dá para embalar e subir sem problemas. O asfalto está parecendo um tapetinho, então, não temos preocupação com buracos e mesmo a ausência de acostamento não é um grande empecilho, visto que exceto por um pequeno trecho de 300m, tudo está em pista dupla.

Fomos até a entrada de Enseada dos Corais e paramos no mercadinho local. Após reabastecer de água, voltamos para a parada programada na beira mar de Xaréu. A praia fica localizada entre Itapuama e Enseada e é um lugar para programar uma visita posterior. Apesar de rústico, o local é lindo e tem até duas pousadas que vc abre a porta e tá com os pés na areia da praia. Fizemos uma parada rápida, de 30 min e voltamos para Recife.

O mais legal de todo passeio foi encontrarmos muitos ciclistas fazendo o percurso, o que mostra que só estávamos precisando de estrutura para “conquistar” o caminho até a praia.Todo final de semana, se passar pela estrada do Paiva sempre vai encontrar muitos ciclistas. Todo mundo corretamente equipado, com capacete, luvas e disposição. Encontramos até gente conhecida – Joel (Extremos), Míriam e Roberto (Corujaqueira). Agora todos temos mais um lugar para passear.

Para o mês que vem, já começamos a programar o próximo passeio. Quem quiser, pode mandar susgestões, estamos no aguardo. Vamos organizar e participar.

Por Carol Silva

Pedalando sempre…

vb marca original

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: