Publicado por: Caio Gondim | 16 fevereiro 2011

TrVB 25072009 086

TrVB 25072009 005TrVB 25072009 007

TrVB 25072009 004

Porto Vasco é um agradável Balneário as margens do canal de Santa Cruz que separa a ilha de Itamaracá do continente. O local está naturalmente cercado por mangue e o rio e nos dá pra ver do outro lado a igreja de Vila Velha em Itamaracá. Chegamos ao local e em pouco tempo estávamos prontos para iniciar a nossa trilha por essa região histórica por onde se iniciou a colonização no nosso país.

Às 8h40min iniciamos logo subindo uma ladeira bastante íngreme ao seu final seguimos por estrada vicinal, single trake na mata, mangue até chegar ao temível DRAGÃO, uma subida longa e erodida onde poucos subiram pedalando. Ao final da subida parada na sombra para descanso e para tirar algumas fotos do grupo aproveitando o visual de Maria Farinha, Itamaracá e do estuário do canal de Santa Cruz. Continuamos por local plano até chegar onde começaríamos a descer do planalto em um Dowhill com bastante adrenalina para alguns e cautela com um pouco de tensão para outros. No final da descida, cruzamos o asfalto e continuamos por uma estradinha até o momento mais esperado pelo grupo, o banho de bica nas barragens do Zumbi Safári. Banho tomado e todos refrescados, seguimos por single entre arvores e pastagem, com direito a um susto com abelhas ao passarmos ao lado de um apiário no meio da mata.

Chegamos logo depois no casarão em ruínas, sede de um antigo engenho engenho, onde paramos para algumas fotos e seguimos enfim até Nova Cruz onde houve tempo para nos hidratar e comer salada de frutas.

Depois do lanche seguimos ate a praia de Mangue Seco pela areia que estava bastante seca ate o local onde saímos para o single na mata, depois veio o mangue e finalmente a pastagem que nos levaria de volta à Porto Vasco. As 13h35min terminamos nossa aventura e a maioria foi correndo para o chuveirão se refrescar do calor, o sol estava bem malvado. Pra terminar almoçamos maravilhosamente bem servidos como sempre no local a comida é bastante saborosa.

E assim encerramos com chave de ouro a trilha com um grupo uniforme que rendeu bastante meso com os novatos que surpreenderam. Valeu pessoal e até a próxima em Serra Negra depois do carnaval, a “TRILHA DA RESSACA”.